Cabanha Santa Edwiges

Dicas

Selecione uma das abas abaixo para maiores informações

Dicas para a compra do seu cavalo Crioulo

Se você quer acertar ao comprar um cavalo crioulo, aceite o conselho de quem tem 34 anos de experiência: compre um bom cavalo. Compre o melhor cavalo que você puder! Mesmo que aparentemente ele custe um pouco mais. Logo você vai descobrir que os cuidados e a despesa de manutenção do bom e do mau cavalo são os mesmos. A diferença é que o bom cavalo vai retribuir dando muitas alegrias e o mau cavalo vai dar só a despesa.

O universo do cavalo Crioulo é muito grande e as expectativas e objetivos das pessoas em relação ao cavalo podem diferir muito. Uns gostam de criar, outros de montar, outros de competir, outros de descontrair com a família e os amigos. Por isso, quando recomendo a compra de um bom cavalo, quero dizer um animal saudável, de boa origem e adequado às suas necessidades.

A origem é fundamental na compra de um cavalo. Ela aumenta suas chances de sucesso, e, se por acaso, um dia você precisar se desfazer do seu cavalo, será muito mais fácil revender um animal de origem conhecida. Por outro lado, se você está dando os primeiros passos na raça Crioula, e teme que, por ser principiante, a qualidade da sua marca poderá não ser reconhecida, você vai contar com o respaldo da boa origem dos animais que você utilizou em seu plantel.

Hoje se discute muito as diversas formas de doma, de preparo, e treinamento do cavalo Crioulo. Realmente este é um aspecto fundamental. Uma boa doma e um bom treinamento fazem aflorar as qualidades que o seu cavalo tem, mas a qualidade do cavalo segue sendo fundamental. Mesmo o melhor treinador do mundo não vai poder transformar um mau cavalo num bom cavalo. Portanto, se você quer ter alegrias com seu cavalo Crioulo, escolha um cavalo da mais alta qualidade.

É muito importante comprar o cavalo adequado para o que se pretende. Existem diferenças importantes que devem pesar na hora da escolha do lote de compra. Por exemplo, o cavalo mais indicado para participar de uma prova funcional, certamente não será o mesmo indicado para ensinar uma criança a cavalgar. Outro exemplo: Se para você e sua família é importante poder afagar e fazer carinho nos seus cavalos, você jamais vai se contentar com uma égua xucra, por mais bonita que ela seja.

Se você gosta de criar, pense nisto: O cavalo mais indicado para a sua criação é aquele que tem atributos que estão faltando na sua criação. Pense mais nas qualidades que ele pode acrescentar, do que nos pequenos defeitos que ele, porventura, tenha. Afinal, perfeição não existe.

Se você de alguma maneira se sentir em dúvida na hora de escolher o seu cavalo Santa Edwiges, não tenha vergonha. Procure-nos! Pergunte. Teremos o maior prazer em esclarecer as suas dúvidas. Procure a pessoa da cabanha com quem você mais se identifica que ela vai lhe auxiliar. Pode ser os proprietários Daniel Anzanello ou José Antônio Anzanello, o nosso piloto e cabanheiro Milton Castro (Alemão), o capataz Roberto Rivelino, ou os cabanheiros Vorni Castro, Nauro Castro e Juliano Castro. Todos eles tem grande experiência com cavalos e participam ativamente nas atividades da cabanha. De alguma forma eles vão poder auxiliá-los na sua escolha.

Copyright 2011 Cabanha Santa Edwiges - Todos os direitos reservados